terça-feira, 22 de setembro de 2009

PAISAGENS PANORÂMICAS



ESCOLA PRIMÁRIA


FONTES



Polivalente e Junta de Freguesia


Tanque Público


CAPELA SANTO ANTÓNIO



CAPELA DE SANTA EUFÉMIA

Necrópole e Capela de Santa Eufémia

Concelho de Alfândega da Fé, freguesia de Sendim da SerraNecrópole medieval de sepulturas de contorno rectangular escavadas no afloramento xistoso. Identificam-se duas sepulturas a par e uma terceira muito próxima, danificada. A capela, de planta simples rectangular e pequena dimensão, é precedida por um alpendre. Acesso: A partir da EN 614, por estradão em terra batida que conduz à capela de Nossa Senhora de Jerusalém. A capela de Santa Eufémia é visível da EN, de que dista 200 m.

NECRÓPOLE E CAPELA DE SANTA EUFÉMIA

Necrópole medieval de sepulturas de contorno rectangular escavadas no afloramento xistoso. Identificam-se duas sepulturas a par e uma terceira muito próxima, danificada. A capela, de planta simples rectangular e pequena dimensão, é precedida por um alpendre.


Capela de Santa Eufémia

IPA.00002359
Portugal, Bragança, Alfândega da Fé, União das freguesias de Ferradosa e Sendim da Serra
 
Arquitetura religiosa, moderna. Capela alpendrada de Época Moderna com reforma contemporânea, de planta retangular, interiormente pouco iluminada por fresta lateral. Fachada principal terminada em empena, com alpendre sustentado por pilares assentes em murete e rasgada por porta de verga reta e janela. Fachada lateral esquerda cega e a oposta com fresta na zona do retábulo-mor. Nas imediações possui necrópole medieval de sepulturas escavadas no afloramento xistoso, de contorno retangular, com duas dispostas paralelamente, sendo uma de menores dimensões.
Número IPA Antigo: PT010401130031
 
Registo visualizado 31 vezes desde 27 Julho de 2011
0
 
   
   

Registo

 
Edifício e estrutura  Edifício  Religioso  Templo  Capela / Ermida  

Descrição

Planta retangular composta por nave e alpendre, com cobertura homogénea em telhado de duas águas, rematadas em beirada simples. Fachadas rebocadas e pintadas de branco com faixa cinzenta. Fachada principal orientada, com alpendre terminado em alpendre, coroado por cruz em ferro, e dispondo de três entradas, a O., N. e S., sustentado por quatro pilares, assentes em murete, interiormente percorrido por muro, e com teto em madeira. A nave é rasgada por portal de verga reta, sem moldura, ladeada por janela. Fachada lateral esquerda cega e a oposta rasgada por fresta. A fachada posterior é cega e termina em empena.

Acessos

A partir da EN 614 estradão em terra batida que conduz à Senhora de Jerusalém; a capela é visível da EN de que dista 200m

Protecção

Inexistente *1

Enquadramento

Rural e isolado. A capela, construída numa plataforma entre duas pequenas linhas de água, domina um vale delimitado por encostas suaves. Na suave encosta a E. da capela, junto a uma pequena linha de água, num afloramento xistoso, implantou-se uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha, orientadas E. / O.. Em torno crescem azinheiras e sobreiros e, ao fundo, para O., divisa-se a aldeia de Sendim da Serra.

Descrição Complementar

O afloramento rochoso, com 2,10m x 1,80m, possui duas sepulturas dispostas a par, com cerca de 57,5m2, uma das quais está parcialmente encoberta por terra e vegetação, e uma terceira muito próxima, a N., danificada, com 1,80m x 0,35m (0,32m aos pés). Todas as sepulturas apresentam contorno retangular alargando muito levemente para a cabeceira.

Utilização Inicial

Religiosa: capela

Utilização Actual

Religiosa: capela

Propriedade

Privada: Igreja Católica (Diocese de Bragança - Miranda)

Afectação

Sem afetação

Época Construção

Séc. 17 / 18 / 20

Arquitecto / Construtor / Autor

Desconhecido.

Cronologia

Idade Média - época provável da construção de um templo primitivo e das sepulturas; Época Moderna - provável construção da capela; 1988 - reforma da capela conforme data inscrita na fachada principal.

Dados Técnicos

Sistema estrutural de paredes portantes.

Materiais

Estrutura em alvenaria rebocada e pintada; teto do alpendre de madeira; cobertura de telha.

Bibliografia

LEMOS, Francisco de Sande, Povoamento Romano de Trás-os-Montes Oriental, vol. 1B, Braga U.M., 1993.

Documentação Gráfica

IHRU: DGEMN/DSID; Câmara Municipal de Alfandega da Fé, PDM (http://www.cm-alfandegadafe.pt/uploads/document/file/2832/patrimonio__106-3__-_Cerejais__S.Serra__S.Ribeira.pdf), [consultado em 29/01/2016]

Documentação Fotográfica

IHRU: DGEMN/DSID

Documentação Administrativa

Intervenção Realizada

Observações

*1 - A capela de Santa Eufémia e as sepulturas escavadas na rocha constituem um Sítio histórico-arqueológico protegido de acordo com o PDM de Alfândega da Fé, DR 241 de 18 Outubro 1994. *2 - Há notícia da existência de uma necrópole de sepulturas escavadas na rocha junto à Senhora de Jerusalém, a c. de 1,5Km desta necrópole.

Autor e Data

Alexandra Cerveira 1997

Actualização

 

ORAGO SÃO LOURENÇO (10 Agosto)




IGREJA MATRIZ DO SENDIM DA SERRA